in

O que é Mapa Mental? Tudo o Que Você Precisa Saber

Mapa Mental é o nome dado para um tipo de desenho que sintetiza ideias a partir de um conceito central. No fundo, os mapas mentais são desenhos criados para ajudar a compreender alguma ideia ou texto de alguma matéria de forma simples e prática.

Os mapas mentais transformam um texto tradicional em um quadro enriquecido com cores ou imagens. Trata-se de um recurso simples e de fácil utilização do qual você poderá se beneficiar das mais variadas formas.

 

Mapas Mentais Funcionam?

O ser humano é um Animal Visual. As cores e as imagens são capazes de atingir nossas emoções e são extremamente importantes na transmissão de conteúdos.

Em um estudo patrocinado pela empresa 3M, foi constatado que 90% das informações transmitidas através do cérebro são de natureza visual, e o conteúdo visual é processado 60.000 vezes mais rápido do que a palavra escrita!

Em outras palavras, você conseguirá processar uma matéria complexa, como as matérias do Direito, de forma muito mais rápida usando Mapas Mentais do que apenas lendo textos.

 

Exemplos de Mapas Mentais

Mapas mentais variam de simples a elaborados, e podem ser desenhados à mão ou no computador.

Exemplo de Mapa Mental Desenhado à Mão

Exemplo de Mapa Mental Desenhado à Mão

 

Exemplo de Mapa Mental Feito no Computador

Exemplo de Mapa Mental Feito no Computador

 

Origem dos Mapas Mentais

O conceito de mapear ideias visualmente surgiu a centenas de anos.  Acredita-se que Porfírio de Tiro, filósofo do século três na Grécia e em Roma, fez o mapeamento visual das Categorias de Aristóteles. Sua invenção, a Árvore de Porfírio (Arbol porphyriana), não incluía ilustrações, mas outros pensadores  acrescentaram-nas posteriormente.

Árvore de Porfírio

No século XIII, o filósofo Raimundo Lúlio também usou este tipo de diagrama, incluindo uma Árvore de Porfírio ilustrada.

Mas foi o Doutor Tony Buzan, escritor inglês e famoso apresentador de TV que popularizou o termo “mapa mental” na década de 1970 em sua série de TV da BBC “Use Your Head” (Use sua cabeça, em tradução livre), e em seus livros, como “Mind Mapping for Smarter Thinking”.

Tony Buzan Mind Mapping

 

Comprovação Científica dos Mind Maps

O mapa mental oferece ao nosso cérebro uma ferramenta prática, que transforma as peças do quebra-cabeça de um texto ou matéria complexa em um quadro coerente e fácil de recordar. Ele dá um empurrão na tarefa de dar sentido a informações soltas.

Diversos estudos científicos comprovam que os mapas mentais promovem uma melhor retenção de dados, devido o impacto visual do mapa.

Segue uma amostra dos estudos e pesquisas:

 

Uso Prático de um Mapa Mental

Os mapas mentais podem nos ajudar das mais diversas formas, como, por exemplo, no planejamento inicial de um projeto, no roteiro de apresentação para uma palestra e principalmente no apoio aos estudos.

As linhas, as cores, as palavras ou os desenhos dos mapas mentais permitem a percepção de
vários elementos que compõem o todo, fazendo você memorizar e relembrar a matéria que você estudou, tirando proveito do fato de que a mente humana lida de forma muito mais eficiente
com elementos organizados visualmente.

Em outras palavras, com um só olhar, em uma única página, revisamos tudo que aprendemos.

É fantástico!

 

Aproveite para Conferir:

Como Criar um Mapa Mental no Word – Passo a PassoNosso link especial com tudo o que você precisa para criar um mapa mental usando apenas o Word.

Mas, se você quiser conferir os principais softwares de criação de mapas mentais, acesse o link 11 Melhores Softwares para Criar Mapas Mentais

 

 

O que é Mapa Mental? Tudo o Que Você Precisa Saber
5 (100%) 7 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tony Buzan: saiba tudo sobre o “inventor” dos Mapas Mentais

Princípios Explícitos da Administração Pública (Mapa Mental)