in

Exemplos de mapas mentais para você se inspirar

Nada melhor para ajudar no entendimento sobre algo do que exemplos. De acordo com diversos especialistas, mostrar na prática como certo assunto funciona é o meio mais didático de ensinar uma pessoa.

Pensando nisso, separamos nesta matéria diversos exemplos de mapas mentais que podem servir de inspiração para que você faça em sua casa ou no trabalho. O objetivo é aguçar o seu lado criativo e facilitar a sua vida na hora de passar todas as suas ideias para o mapa.

Como fazer um mapa mental?

Antes de começarmos com os exemplos, vamos explicar como se dá o processo de desenvolvimento de um mapa mental.

Ele pode ser feito tanto à mão, sendo desenhado com canetas, lápis de cor, marca-texto ou canetinhas, ou digitalmente, com softwares, sites e ferramentas para computadores, tablets e smartphones.

Não existe um jeito mais eficiente de se montar um mapa mental e a escolha fica a critério do responsável por desenvolvê-lo.

Confira o nosso link especial Como Fazer um Mapa Mental no Word

Em que situações ele é útil?

Na verdade, um mapa mental é muito versátil e pode ser usado tanto para organizar sua rotina diária como para ajudar nos estudos para uma prova ou, ainda, elaborar um projeto profissional.

Seu uso mais comum é realmente no campo acadêmico e ele auxilia em qualquer matéria, tanto na escola quanto em aulas mais específicas como as das universidades e concursos públicos.

Exemplos de mapas mentais em ciências

Biologia é uma matéria que permite bastante o uso de mapas mentais para memorização de conteúdo. Por exemplo, o mapa conhecido como radical. Ele parte de uma ideia central que ramifica para inúmeros subgrupos.

Vamos pensar no Reino Animal. Ele é dividido em vertebrados e invertebrados, conhecido como filos, que por sua vez são novamente divididos em espécies e depois raças. Como essas ideias partem de uma palavra comum e vão se distanciando uma da outra cada vez mais, seu uso é muito indicado.

Exemplos de mapas mentais em administração

Outro campo em que um mapa mental cai bem é quando se trata de administração. Ela é cheia de termos e palavras-chave que ajudam a desencadear todas as ideias associadas. Desta forma, você permite que sua mente consiga organizar as ideias de uma forma clara e precisa.

Use-a sem moderação quando precisar falar sobre despesas pessoais, licitações, pregões, transferências ou receita.

Exemplos de mapas mentais em português

A língua portuguesa é complicada, cheia de regras e com muitos detalhes. Por isso, nem sempre é fácil memorizar as diferentes flexões verbais, por exemplo. Para acabar com todo esse sofrimento, nada melhor do que um mapa mental.

Você também pode desenvolver um quando precisar absorver conteúdo sobre conjunções coordenadas, processo de formação de palavras, derivação, concordância nominal, tempos compostos ou conjugação verbal.

Exemplos de mapas mentais em direito

Assim como na administração, o direito também é repleto de palavras-chave que são o fio condutor de diversas ideias e conceitos.

Toda vez que surgir aquele assunto sobre controle abstrato, inconstitucionalidade, defensoria pública, PGR ou Ministério Público, recorra ao mapa mental e mantenha as ideias alinhadas em sua mente.

Exemplos de mapas mentais de raciocínio lógico e matemática

Pode parecer estranho, mas para estes dois casos também há meios de usar mapas mentais para estudar. O jeito mais eficaz de memorizar todo o necessário é usar as ideias frescas do aprendizado e sintetizá-las em um só lugar.

Considerações finais

Estes foram alguns exemplos, mas uma porcentagem muito pequena perto do que se tem disponível na internet.

Uma das ideias do mapa mental é compartilhar o seu projeto com demais pessoas, criando uma comunidade que se ajude. Por isso, não deixe de pesquisar sempre que precisar de ajuda com alguma coisa. Muito provavelmente encontrará algo pronto para resolver seu problema.

Para ilustrar o artigo e tornar ainda mais fácil a compreensão dos mapas mentais, selecionamos alguns exemplos e destacamo-os abaixo.

 

Exemplos de mapas mentais para você se inspirar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mapa Mental Lei Maria da Penha