in

Como fazer um mapa mental no Word em 6 passos

A mente humana é um complexo sistema de armazenamento. A todo momento, nosso cérebro recebe incontáveis ideias que nos fazem raciocinar diariamente. Em média, são de 12.000 a 50.000 pensamentos por dia, que não são traçados em linha reta, mas em um caminho cheio de curvas e entranhas.

Neste momento que construir um mapa mental pode ajudar a filtrar melhor suas ideias. São muitos os aplicativos que permitem sua criação, inclusive ferramentas básicas. Hoje, vamos ensinar como fazer um mapa mental no Word.

O que é um mapa mental?

Antes de iniciarmos o passo a passo de como montar um mapa mental, vamos entender do que se trata. Ele é um diagrama que permite que ideias sejam conectadas de forma mais eficiente. Ele parte do ponto de um pensamento central que ramifica para vários temas relacionados.

Isso faz com que pensemos de uma forma diferente do que a natural do cérebro, organizando as ideias através de associações e não mais com hierarquias. Desta forma, a mente é instigada a raciocinar todos os aspectos sobre um tema.

Além disso, ele trabalha com a sua memória visual, o que ajuda muito na hora de absorção e fixação de ideias no seu subconsciente.

Como fazer um mapa mental no Word?

Como dito anteriormente, existem muitos sites e aplicativos que permitem a criação de um mapa mental, mas esta ferramenta já está disponível em softwares mais básicos como Microsoft Power Point e Word. Hoje, o nosso foco é neste segundo instrumento.

Veja abaixo como fazer um mapa mental no Word:

1. Clique na aba “Inserir” e selecione a guia “SmartArt”.

2. Uma janela com vários elementos gráficos se abrirá, todos eles organizados em grupos. Para o mapa mental, selecione a opção “Relação” na coluna na parte esquerda.

3. Novamente, várias opções serão apresentadas para você. Trata-se de diferentes formas de arquitetar o seu mapa da mente. Neste momento, a escolha fica a seu critério e deve-se levar em conta qual a sua necessidade.

4. Depois de selecionar sua opção, o elemento gráfico aparecerá no campo de texto. Na lateral esquerda existe uma seta que, ao clicar, te dará a opção de editar os textos dos elementos do mapa.

Vamos exemplificar para ficar mais fácil o entendimento.

Suponhamos que eu tenha três quadrados (o central e duas ramificações). Na primeira linha, que corresponde a ideia central, vou falar sobre o “Reino Animal”. Já nas duas a seguir preencherei com “Vertebrados” e “Invertebrados”.

5. Caso você queira adicionar sub-grupos a essas ramificações, existem dois passos que podem ser feitos:

A) Selecione a ideia que deseja uma ramificação, no nosso caso, “Invertebrados”. No canto superior esquerdo, haverá a guia “Adicionar Marcador”. A cada clique nesta guia, uma nova ramificação surgirá (o limite são sete), assim, você pode ampliar a classificação relacionando quais tipos de invertebrados existem (moluscos, artrópodes, anelídeos).

B) Às vezes, ao tentar repetir o processo em outro sub-grupo, o Word não permite mais que a guia “Adicionar Marcador” seja utilizada. Quando este for o caso, retorne àquela janela que aparece após clicar na seta do mapa mental. Sobre o primeiro sub-grupo que ainda não foi ramificado, que no nosso caso são os “Vertebrados”, pressione “enter”.

Isso criará um novo sub-grupo primário ao lado de “Vertebrados”. Para fazer com que ele se desconecte do “Reino Animal” e se una ao sub-grupo que queremos, basta procurar ao lado da guia “Adicionar Marcador” a guia “Rebaixar”.

Feito isso, a ramificação do sub-grupo “Vertebrados” está criada. Para ampliá-la, colocando outros campos como aves, mamíferos ou répteis, basta seguir os passos do item A.

Vale lembrar que o Word só permite que uma ramificação seja ramificada uma vez. Ou seja, você só pode atingir três níveis usando essa ferramenta.

6. Agora que você já sabe o básico sobre como fazer um mapa mental no Word, basta personalizar da forma que quiser. Na barra superior do Word, é possível alterar as cores do seu mapa. Já clicando na sua estrutura, você pode aumentar e diminuir o tamanho dos espaços, assim como arrastá-los para mudar o espaçamento entre eles.

Como fazer um mapa mental no Word em 6 passos
4.9 (98.33%) 24 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fazer Resumo ou Grifar?

Pomodoro – Técnica Prática para Concursos